A Secretária

Perfil da Secretária Municipal de Educação e Administração do município de Uruaçu.
Funcionária pública municipal desde 1987, com o cargo de assistente administrativo, e, por último, comandando o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Uruaçu, Rita de Aquino Lira conquistou e tem grandes amizades entre os funcionários. Da mesma forma, perante a comunidade uruaçuense. “Já são 23 anos de funcionalismo público prestado. Sempre procurei trabalhar prestando excelentes serviços para toda a comunidade”, observa.
Nascida dia 1º de setembro de 1965, em Nova Iguaçu de Goiás, cidade do Norte goiano, reside há 33 em Uruaçu e é filha de Francisco Calixto de Lira (in memoriam) Maria Natividade de Jesus (in memoriam). “Meus pais casaram em 1937 e tiveram 18 filhos, mudaram do Estado do Ceará para Goiás em meados dos anos 1950. Sou a 16º filha”, informa a servidora.
Ela cursou do Pré-escolar ao 3º Ano da primeira fase do ensino fundamental no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva (Nova Iguaçu de Goiás). Do 3º Ano a 8ª Série (ensino fundamental), estudou no Colégio Nossa Senhora Aparecida (CNSA), de Uruaçu. O ensino médio foi cursado no Colégio Estadual Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida (Polivalente) (curso Técnico em Contabilidade). Curso superior: ela fez Gestão Pública na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Universitária de Uruaçu (UnU).
De forma destacada, Rita de Aquino Lira trabalhou durante muitos anos em serviços da Igreja Católica, através da Paróquia Sant’Ana, pertencente a Diocese de Uruaçu. Fiel e praticante, esteve à frente da Renovação Carismática Católica (RCC); coordenou os Grupos de Oração Jovens na Diocese; da mesma forma, atuou no Ministério de Pregação; e, também presidiu o Conselho de Leigos na Diocese.